Hafra Contabilidade

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99718-9407

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Hafra Contabilidade

ENTRE EM CONTATO

21 99718-9407

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Reformas Tributárias e Empresas do Simples: O Que Mudará para Sua Organização

PARTE 1

A Reforma Tributária traz à tona uma nova era para as empresas do Simples Nacional

A proposta de simplificação e unificação dos principais tributos que incidem sobre as empresas brasileiras, garantindo assim que a carga tributária tenha distribuição equilibrada. Esse é um assunto complexo para algumas pessoas pela longa lista de termos específicos do setor e para os pequenos empresários, dúvidas são comuns em relação à Reforma Tributária e ao Simples Nacional.

Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e o Microempreendedor Individual (MEI) serão impactados pela Reforma Tributária brasileira. Em suma, o projeto propõe que a longa lista de taxas antes pagas pelos empreendedores composta por (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS) seja substituída pelo pagamento da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

Reformas Tributárias e Empresas do Simples: O Que Mudará para Sua Organização

Entendendo mais sobre as novas regras da Reforma Tributária no Simples Nacional

A reestruturação do Simples Nacional não impede que os pequenos empreendedores optem por esse regime de tributação para formalizar seus negócios. Pelo contrário, as novas regras visam a simplificação efetiva das empresas no mercado, incentivando assim a regularização de novas organizações.

Mas o que muda, de fato, no Simples Nacional com a Reforma Tributária? Um dos principais pontos é a maneira de calcular o imposto, que visa promover uma carga tributária mais justa. Essa é a premissa da Reforma Tributária para garantir a transparência no que é cobrado aos empreendedores. Outros aspectos importantes são:

  1. Ajuste na alíquota

Alíquota é um percentual relacionado ao valor do tributo pago pelas empresas. Desse modo, a Reforma Tributária incentiva a revisão das alíquotas aplicáveis às diversas faixas de faturamento.

  1. Unificação da DAS

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional também passará por ajustes, que receberá todos os impostos estaduais, federais e municipais em uma única guia, simplificando o cálculo e pagamento das taxas.

  1. Período de transição

As empresas inseridas no Simples Nacional terão até 2027 para aderir às novas regras propostas pela Reforma Tributária. Por isso, a busca por conhecimento especializado no assunto desde já pode promover uma transição tranquila e reduzir o impacto.

  1. Simplificação administrativa

Ao unificar a lista de tributos pagos no Simples Nacional, é possível facilitar a gestão administrativa e contábil das organizações. Além de diminuir a burocracia, a iniciativa reduz a necessidade de múltiplas declarações.

PARTE 2

Estratégias assertivas podem facilitar a gestão da empresa inserida no Simples Nacional após a Reforma Tributária

O projeto de reestruturação tributário brasileiro prevê que as mudanças tenham início a partir de 2027. Desse modo, é hora de investir na avaliação dos possíveis impactos sobre as empresas do Simples Nacional para que estratégias de gestão sejam desenvolvidas desde já. Algumas medidas são:

  • Desenvolver um orçamento ajustado com base nas novas alíquotas;
  • Revisão financeira para lidar com possíveis investimentos para a adaptação;
  • Atualizar o conhecimento sobre Reforma Tributária e o impacto no Simples Nacional;
  • Acompanhar as publicações relacionadas à Reforma Tributária.

Uma assessoria contábil tem grande importância na adaptação da empresa após a Reforma Tributária, especialmente porque os profissionais possuem conhecimento específico e podem fornecer as respostas desejadas. Além disso, o trabalho de contadores facilita o planejamento de transição da antiga carga tributária para as novas taxas cobradas.

Conte com a Hafra Contabilidade e Auditoria desde já para obter suporte na gestão do Simples Nacional com a Reforma Tributária

A área contábil é composta por termos e obrigações fiscais que podem dificultar a gestão das empresas inseridas no Simples Nacional. No entanto, a Hafra Contabilidade e Adutora está aqui para tornar esse processo menos burocrático ao fornecer as informações específicas de forma compreensível. Entre em contato e agende sua reunião conosco para saber mais sobre as mudanças da Reforma Tributária no Simples Nacional.

NOSSA REDE SOCIAL

TIRE SUAS DÚVIDAS