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Como funciona a legalização da empresa?

Saiba quais são os principais passos para legalização da empresa

A legalização da empresa é um passo importante para o crescimento de uma empresa. Há diversos benefícios como captação de empréstimos e financiamentos, emissão de notas fiscais, possibilidade de entrada em licitações, entre outros. Portanto, saiba hoje como funciona esse passo importante.

Se você não entende nada do assunto e deseja delegar as atividades burocráticas, conte com uma equipe de contabilidade para auxiliar na legalização da empresa. Assim você pode focar em outras atividades do seu negócio como planejamento, marketing ou na montagem da estrutura para o trabalho.

Saiba quais passos são necessários para a legalização da empresa

1. Solicitação de viabilidade

A viabilidade do nome empresarial é fundamental para o cadastro da empresa na Junta Comercial. É necessário realizar uma pesquisa para verificar se há nomes iguais ou similares da organização que você está abrindo. Se houver, o seu cadastro não será aceito. Antes de criar sua identidade visual é essencial verificar esse item, para não realizar investimentos à toa.

2. Criação do contrato social

O contrato social é como se fosse a certidão de nascimento da empresa. Há todas as regras e condições para funcionamento do negócio e também direitos e obrigações de cada sócio, além da porcentagem de cada um deles, além de outras informações. Conte com profissionais experientes para realizar essa etapa, para não esquecer nenhum detalhe. Nessa hora são escolhidos o porte da empresa e também o CNAE em que a empresa irá se enquadrar.

3. Registro na Junta Comercial

Após esse cadastro, a sua empresa é oficializada. Ela adquire o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) e pode seguir para obtenção do CNPJ. Sua organização não pode funcionar sem esse registro.

4. Registro do CNPJ

É feito junto a Receita Federal. Há a necessidade de definir as atividades da empresa nesse momento. Há a atividade principal e até 14 atividades secundárias. Pense bem sobre elas pois futuramente pode querer exercer algum serviço a mais e terá que solicitar a alteração.

5. Cadastro Inscrição Estadual e Municipal

Verifique se a sua empresa necessita desse tipo de inscrição, já que nem sempre é necessário. Alguns negócios realizam esse cadastro sem precisar, perdendo tempo e dinheiro. Por exemplo, a Inscrição Estadual é fundamental para empresas que comercializam produtos físicos e recolhem ICMS.

6. Alvará do Corpo de Bombeiros

As empresas que serão sediadas em local de uso coletivo e grande circulação de pessoas precisará tirar esse tipo de alvará. Ele garante que o negócio funcionará dentro das normas de segurança estabelecidas pelo órgão.

7. Alvará de funcionamento 

Qualquer empresa que tenha movimentação de público precisa do alvará de funcionamento. É uma autorização para que a organização possa exercer suas atividades.

8. Cadastro na Previdência Social

É necessário se cadastrar nesse órgão para recolhimento dos tributos dos sócios e também dos funcionários.

9. Aparato fiscal

Essa fase é necessária para emissão das notas fiscais e também da autenticação nos livros fiscais.

São muitas etapas burocráticas que a sua empresa deve seguir para a legalização

Deixe na mão da Hafra Contabilidade & Auditoria essas etapas. Você apenas ficará responsável pela entrega inicial dos documentos necessários para a realização de todos os trâmites necessários. Entre em contato conosco e agende uma reunião com nossos especialistas.

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