Hafra Contabilidade

ENTRE EM CONTATO

ou (21) 99718-9407

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Hafra Contabilidade

ENTRE EM CONTATO

21 99718-9407

ABRA SUA EMPRESA

QUERO ABRIR MINHA

EMPRESA GRÁTIS

Contabilidade de Comissões de Vendedores: Aspectos Tributários e Registros

Fazer a contabilidade de comissão de vendedores é uma tarefa importante na gestão financeira do seu negócio

Os vendedores têm um papel essencial no crescimento de uma empresa, pois eles são o caminho para que as pessoas conheçam os produtos ou serviços oferecidos. Muitos negócios trabalham com um sistema de bonificações financeiras para os funcionários que cumprem com as metas estabelecidas. Nesse sentido, a contabilidade de comissão de vendedores exige acompanhamento detalhado para evitar complicações fiscais.

Cumprir com as obrigações legais determinadas pelos órgãos de fiscalização impede que a empresa tenha problemas fiscais, ajuda no crescimento do negócio e concede outros benefícios que impactam diretamente no crescimento. Desse modo, a contabilidade de comissão de vendedores requer um acompanhamento específico para garantir o sucesso da operação.

Contabilidade de comissões de vendedores: entenda como ela é feita

A comissão é uma estratégia adotada por diversas empresas e consiste no pagamento de um valor extra ao profissional pela venda realizada. Desse modo, o registro dos valores pagos é essencial para que o time contábil possa realizar o cálculo correto dos tributos aplicáveis e garantir a eficiência da contabilidade de comissões de vendedores. Sem esse processo, a empresa pode ser advertida com multas e outras sanções fiscais.

O reconhecimento contábil deve ser claro na folha de pagamento. Conforme determina o Art. 74 da CLT, integram o salário não a quantia fixa paga ao colaborador, mas também as comissões, além das percentagens e gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

Manter os registros contábeis atualizados é essencial para a gestão financeira eficiente de uma empresa. Dessa forma, é possível garantir o cumprimento do acordo feito com os profissionais de vendas, evitar atrasos ou erro de cálculo no pagamento da bonificação e assegurar a eficiência na contabilidade de comissões de vendedores.

Contabilidade de Comissões de Vendedores: Aspectos Tributários e Registros

Aspectos importante sobre tributação e contabilidade de comissão de vendedores

A carga tributária brasileira se destaca pelo número de impostos elegíveis e é comum que os empreendedores e empresários tenham dúvidas sobre a sua natureza, aplicação e vigência. A contabilidade de comissão de vendedores trabalha com implicações tributárias importantes. Conheça mais sobre elas na parte 2 deste artigo.

PARTE 2 

Contabilidade de comissão de vendedores: quais impostos incidem sobre a bonificação?

O pagamento de comissão de vendedores é uma atividade financeira passível de registro contábil que ajuda a manter a documentação organizada e evitar complicações fiscais a longo prazo, aplicação de multas sobre o erro de cálculo do importante aplicável, por exemplo.

Por isso, o suporte de uma equipe contável assertiva é essencial para garantir a eficiência na retenção de valores tributários que incidem sobre a contabilidade de comissão de vendedores no contrato CLT, sendo eles:

01. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

As comissões estipuladas integram o salário bruto do colaborador e, desse modo, são descontadas mensalmente até 8%. O valor é destinado para a proteção do profissional demitido sem justa causa.

02. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

As comissões também possuem natureza salarial e são passíveis de retenção do INSS. O valor integra a base de cálculo da contribuição para a previdência. As alíquotas variam de 7,5% até 14%.

03. Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)

Tipo de tributação aplicável sobre o salário total do colaborador. O IRRF é um imposto pago pelo empregador e trabalhadores no modelo CLT, PJ ou PF podem ter o imposto aplicável.

Os demais descontos, como 13º salário e férias, também devem ser indicados na folha de pagamento com a devida informação sobre os valores retidos para o conhecimento do funcionário. Dessa maneira, a empresa cumpre com as suas obrigações fiscais e garante a eficiência na contabilidade de comissão de vendedores.

Acompanhe a contabilidade de comissão de vendedores com uma empresa especializada

Negligenciar a importância da contabilidade de comissão de vendedores pode gerar transtornos para a sua empresa, como a possibilidade de multas que prejudicam o negócio. A Hafra Contabilidade e Auditoria compreende a importância de um suporte especializado e está aqui para te ajudar.

Somos uma empresa contábil com ampla experiência de mercado que trabalha conforme as necessidades dos clientes. Por isso, se você busca por suporte assertivo na contabilidade de comissão de vendedores, saiba que estamos prontos para te ajudar. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.

NOSSA REDE SOCIAL

TIRE SUAS DÚVIDAS