Reformas Tributárias e Empresas do Simples: O Que Mudará para Sua Organização
PARTE 1
A Reforma Tributária traz à tona uma nova era para as empresas do Simples Nacional
A proposta de simplificação e unificação dos principais tributos que incidem sobre as empresas brasileiras, garantindo assim que a carga tributária tenha distribuição equilibrada. Esse é um assunto complexo para algumas pessoas pela longa lista de termos específicos do setor e para os pequenos empresários, dúvidas são comuns em relação à Reforma Tributária e ao Simples Nacional.
Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e o Microempreendedor Individual (MEI) serão impactados pela Reforma Tributária brasileira. Em suma, o projeto propõe que a longa lista de taxas antes pagas pelos empreendedores composta por (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS) seja substituída pelo pagamento da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Entendendo mais sobre as novas regras da Reforma Tributária no Simples Nacional
A reestruturação do Simples Nacional não impede que os pequenos empreendedores optem por esse regime de tributação para formalizar seus negócios. Pelo contrário, as novas regras visam a simplificação efetiva das empresas no mercado, incentivando assim a regularização de novas organizações.
Mas o que muda, de fato, no Simples Nacional com a Reforma Tributária? Um dos principais pontos é a maneira de calcular o imposto, que visa promover uma carga tributária mais justa. Essa é a premissa da Reforma Tributária para garantir a transparência no que é cobrado aos empreendedores. Outros aspectos importantes são:
- Ajuste na alíquota
Alíquota é um percentual relacionado ao valor do tributo pago pelas empresas. Desse modo, a Reforma Tributária incentiva a revisão das alíquotas aplicáveis às diversas faixas de faturamento.
- Unificação da DAS
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional também passará por ajustes, que receberá todos os impostos estaduais, federais e municipais em uma única guia, simplificando o cálculo e pagamento das taxas.
- Período de transição
As empresas inseridas no Simples Nacional terão até 2027 para aderir às novas regras propostas pela Reforma Tributária. Por isso, a busca por conhecimento especializado no assunto desde já pode promover uma transição tranquila e reduzir o impacto.
- Simplificação administrativa
Ao unificar a lista de tributos pagos no Simples Nacional, é possível facilitar a gestão administrativa e contábil das organizações. Além de diminuir a burocracia, a iniciativa reduz a necessidade de múltiplas declarações.
PARTE 2
Estratégias assertivas podem facilitar a gestão da empresa inserida no Simples Nacional após a Reforma Tributária
O projeto de reestruturação tributário brasileiro prevê que as mudanças tenham início a partir de 2027. Desse modo, é hora de investir na avaliação dos possíveis impactos sobre as empresas do Simples Nacional para que estratégias de gestão sejam desenvolvidas desde já. Algumas medidas são:
- Desenvolver um orçamento ajustado com base nas novas alíquotas;
- Revisão financeira para lidar com possíveis investimentos para a adaptação;
- Atualizar o conhecimento sobre Reforma Tributária e o impacto no Simples Nacional;
- Acompanhar as publicações relacionadas à Reforma Tributária.
Uma assessoria contábil tem grande importância na adaptação da empresa após a Reforma Tributária, especialmente porque os profissionais possuem conhecimento específico e podem fornecer as respostas desejadas. Além disso, o trabalho de contadores facilita o planejamento de transição da antiga carga tributária para as novas taxas cobradas.
Conte com a Hafra Contabilidade e Auditoria desde já para obter suporte na gestão do Simples Nacional com a Reforma Tributária
A área contábil é composta por termos e obrigações fiscais que podem dificultar a gestão das empresas inseridas no Simples Nacional. No entanto, a Hafra Contabilidade e Adutora está aqui para tornar esse processo menos burocrático ao fornecer as informações específicas de forma compreensível. Entre em contato e agende sua reunião conosco para saber mais sobre as mudanças da Reforma Tributária no Simples Nacional.
Cálculos Judiciais e Restituição de IR
Departamento Pessoal
Manter a empresa sempre organizada é um dos objetivos da contabilidade. Nada mais natural que o seu departamento pessoal seja integrado a esse serviço. As obrigações trabalhistas possuem diversos pormenores que precisam ser monitorados com atenção.
Fiscal e Tributário
Um dos serviços mais comuns relacionados a contabilidade é cuidar da área fiscal e tributária das empresas, assegurando que tudo seja feito com total qualidade e precisão. Taxas e impostos são obrigações que devem ser pagas sempre em dia.
Contabilidade
Ao contratar os serviços contábeis do seu negócio conosco por 12 meses, o serviço de abertura fica por nossa conta. Queremos que você possua garantia de segurança desde o primeiro dia de início do seu empreendimento. É importante ter profissionais empenhados…
Aberturas, Alterações e Baixa de Empresas
Precisa de atividades completas para a legalização da sua empresa? Isso vai além da abertura do seu empreendimento. Há diversos tipos de registros que são necessários para você começar um negócio. Dessa maneira, você precisa de suporte…
Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
O imposto de renda de pessoa jurídica difere do de pessoa física, pois há uma maior complexidade do processo de tributação. Uma declaração feita de modo incorreto pode impactar as contas da sua empresa.
Imposto de Renda de Pessoa Física
A declaração de imposto de renda de pessoa física é um mistério para você? Essa obrigação de entrega anual deixa você tenso? Não se preocupe! A equipe da Hafra Contabilidade oferece todo o suporte para a criação.
Comentários